LOADING

Type to search

Cuidado! Seu smartphone pode estar lhe filmando sem você saber

Tecnologia

Cuidado! Seu smartphone pode estar lhe filmando sem você saber

Share

De acordo com um estudo recente de pesquisadores norte-americanos e apresentado pelo site francês Le Journal du Geek, os smartphones acompanham as ações dos usuários não os ouvindo, mas observando-os. Os resultados revelaram que alguns aplicativos transmitem dados de vídeo a terceiros, sem explicitamente declarar isso aos usuários.

Nossos smartphones realmente nos escutam através de seus microfones e depois nos oferecem publicidade direcionada? O site francês Le Journal du Geek destacou recentemente os resultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, que analisaram o assunto.

Em relação às escutas, os resultados foram tranquilizadores, mesmo os pesquisadores não descartarem ter, talvez, perdido alguma atividade em segundo plano realizada pelos aplicativos. Após a análise de 17.260 aplicativos Android, eles não encontraram evidências de gravações de áudio feitas sem o conhecimento dos usuários.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que alguns aplicativos enviam gravações de vídeo e capturas de tela para terceiros. Esse é o caso do GoPuff, um aplicativo de entrega de refeições que enviava gravações em vídeo de tendências de clientes para a Appsee, uma empresa de análise de dados. O fato de essas tendências serem transmitidas a terceiros nem sempre foi formalmente explicitado nas autorizações assinadas pelos usuários.

A paranoia que alguns proprietários de smartphones sentem não é necessariamente injustificada, especialmente se os projetistas de aplicativos não informarem aos usuários sobre esse tipo de coleta de dados.

“O que as pessoas parecem não entender é que existem várias outras formas de rastreá-las ao longo do dia a dia, sem envolver a câmera ou o microfone do smartphone, o que pode fornecer uma visão abrangente para serviços de terceiros”, diz David Choffnes, um dos autores do estudo, o que não é reconfortante nem para os mais céticos de nós.

Existem aplicativos que podem capturar imagens e enviá-las sem você saber

Como descobrir se o celular está sendo rastreado?

Listamos abaixo alguns códigos com funções que auxiliam a descobrir se seu celular foi grampeado. Basta digitá-los no discador e clicar no botão de “chamar”. As informações aparecem na tela do aparelho:

*#21# Usando este código é possível descobrir se suas chamadas, mensagens e outros dados estão sendo desviados. Existem aplicativos que podem desviar esse tipo de informação do seu telefone para outro. É algo muito usado por parceiros ou pais ciumentos. Caso seu celular esteja nesta condição, o código *#21# exibirá todos os dados que você precisará saber.

*#62# Este código permite que você descubra para onde suas mensagens e chamadas estão sendo desviadas. Neste caso, as chances são de que suas informações estejam sendo redirecionadas para algum número do seu operador de telefonia celular.

##002# Aqui temos um código universal que desliga todas as formas de redirecionamento que estejam presentes em seu celular.

*#06# Talvez, este seja o código mais famoso aqui listado. É possível descobrir o IMEI do seu aparelho. Se você tiver o número de IMEI em mãos, pode permitir que seu aparelho seja bloqueado ou encontrado, caso alguém o roube de você ou em casos de perda.

##4636## Com este código é possível acessar algumas informações extras sobre seu celular. A exemplo de informações

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *