in

Conheça as principais doenças em cães

Conheça as principais doenças em cães
Conheça as principais doenças em cães

Atualmente, existem inúmeras doenças que afetam a saúde dos cães. Como somos responsáveis pela saúde do cãozinho e seu bem-estar, devemos estar sempre atentos sobre esses problemas de saúde, atento aos sintomas e algumas alterações de comportamento, bem com as principais medidas de prevenção, pois algumas doenças é sem cura.

Através deste artigo, iremos fazer uma breve apresentação de 2 doenças mais comuns em cães, para que você possa ficar ciente sobre cada uma delas, o que as causam e os seus tratamentos.

É sempre válido ressaltar que antes de tudo é necessário consultar sempre o seu veterinário caso noite qualquer sintoma, bem como para esclarecer qualquer dúvida a respeito.

  1. Leishmaniose: Essa doença é conhecida como calazar, uma doença causada por um parasita transmitido aos cães através da picada de alguns mosquitos. Esse parasita infiltra-se na medula óssea canina e em alguns órgãos como o fígado, pele e baço.

Quando o cão é infectado, o período de incubação chega a varia de um mês até dois anos. Os primeiros sintomas aparentem são a perda de pelo, descamação da pele e aparecimento de algumas úlceras. Ao ir evoluindo a doença, o cão sofre perda de peso, perda de apetite, atrofia muscular, vômitos, alteração nos órgãos internos e hemorragias nasais.

A leishmaniose é uma doença de carácter crônico e os seus tratamentos disponíveis nem sempre são bons. É necessário ter um controle veterinário permanente e um ajuste no tratamento quase sempre, de forma a proporcionar ao cãozinho uma qualidade de vida o melhor possível.

Médicos veterinários afirma que a melhor forma de prevenir essa doença é evitar passeios em zonas húmidas e através do uso regular de coleiras pulverizadores.

A leishmaniose é uma doença que pode ser transmitida a humanos através das picadas do mesmo mosquito. Uma pessoa com um sistema de imunidade normal possui um pequeno risco de contrair a doença. Agora os organismos imunodepremidos requer um cuidado maior.

  • Esgana – Cinomose: A cinomose é uma doença provocada pelo vírus CDV e é considerada uma das doenças mais graves que podem afetar os cães. Os cães que são mais suscetíveis a serem infectados são os cãezinhos com um ano de vida e os cães adultos que não são vacinados corretamente.

A cinomose pode sim afetar o organismo inteiro do animal, em especial o trato intestinal, os pulmões e o sistema nervoso. Os primeiros sintomas dessa terrível doença costuma ser respiratórios, com o aparecimento de dificuldades de respirar, pneumonia, secreções purulentas e vermelhidão na parte do nariz. Na área dos olhos, aparecem secreções purulentas também, conhecidas como ramelas.

Há também outros sintomas, tais como, perda de apetite, febre, diarreia, vômitos e nos casos mais graves, alterações no sistema nervoso, como fraqueza nos membros, paralisias e ataques epiléticos.

Contudo, a cinomose é uma doença extremamente grave ainda mais se cão tiver um sistema imunológico debilitado, pois além da contaminação do vírus ser mais rápida, o animal começa a sofrer de infecções secundárias, causadas por bactérias chamadas oportunistas que aproveitam do estado de saúde debilitado do organismo em se defender.

Bebê a bordo! Como meu pet irá lidar?

Bebê a bordo! Como meu pet irá lidar?

O que devo fazer com o meu cachorro engasgado?

O que devo fazer com o meu cachorro engasgado?