in

Saiba porque é tão perigoso oferecer chocolate aos pets

Saiba porque é tão perigoso oferecer chocolate aos pets
Saiba porque é tão perigoso oferecer chocolate aos pets

Certamente você alguma vez na vida já deve ter ouvido falar que chocolate faz mal para os pets, não é mesmo? Mas será que você sabe o real motivo desse doce tão saboroso para nós ser tão perigoso para eles? Na época de Páscoa, é muito comum que os donos de pets darem chocolate aos seus animaizinhos. Ou até mesmo encontrar os pets ladrãozinho que se aproveitam do momento de distração para furtar um pedaço de chocolate. Através desse artigo iremos contar quais são os perigos do chocolate e porque ele faz tanto mal para a vida dos pets. Acompanhe!

O organismo dos humanos e animais funcionam de forma completamente diferentes, por isso alguns alimentos são totalmente inofensivos para nós e perigosos para eles. A teobromina é o verdadeiro vilão dessa história, pois ela não é metabolizada pelo organismo dos animais, isto é, essa substância não se quebra, o que faz com que acumule no corpo do animal dificultando muito a eliminação dessa substância.

A teobromina é parente da cafeína, que em grandes quantidades afeta muito o coração e o cérebro, podendo causando convulsão, tremores, taquicardias e leva o bichinho à morte. Para piorar ainda mais esse quadro, além de não ser absorvido pelo organismo do animalzinho, a Teobromina tem uma meia-vida de 17 horas, ou seja, a substância fica agindo no sangue do animal por aproximadamente 6 dias.

Outros perigos que o chocolate causa no organismo dos pets, são: diarreias, vômitos, ingestão de água, o pet urina mais e agitação excessiva. Esses são os principais sintomas que aparecem no primeiro momento da intoxicação. Depois disso o animal apresenta sintomas ainda mais graves.

É importante lembrar que essas reações citadas acima dependem muito da quantidade e do tipo de chocolate que o pet ingeriu e do tamanho do animal.  Se você não sabe, o chocolate branco não possui cacau em sua composição. Já os chocolates meio amargos possui uma concentração maior desse fruto.

Atenção: Isso não quer dizer que o chocolate branco está permitido para oferecer ao seu pet. Esse alimento possui uma grande quantidade de gordura que faz muito mal à saúde do animal. O pet não será intoxicado, mas causará diarreias e vômitos. Então, em hipótese alguma, dê chocolate ao seu animalzinho.

Como todos nós sabemos nossos cachorros e gatos são conhecidos como anjos de patas e que adoram burlar algumas regras. Ainda mais tratando de alimento cheiroso quanto o chocolate. Por isso, é muito comum depararmos com furtos, principalmente na época de páscoa. Caso isso aconteça, o mais indicado é levar o pet imediatamente ao médico veterinário e, principalmente se ele apresentar os sintomas que expomos no decorrer desse artigo.

Caso você desejar dar um mimo ao seu pet, saiba que existem chocolates feitos especialmente para os animais. Os ingredientes contém aromas de chocolate e até mesmo baunilha e são produtos que os pets podem comer tranquilos. Mas, lembre-se: mesmo sendo um produto feito para eles, nunca abuse da quantidade.

Quais são os sintomas e tratamento da raiva canina?

Quais são os sintomas e tratamento da raiva canina?

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro