in

Cuidado! Seu smartphone pode estar lhe filmando sem você saber

De acordo com um estudo recente de pesquisadores norte-americanos e apresentado pelo site francês Le Journal du Geek, os smartphones acompanham as ações dos usuários não os ouvindo, mas observando-os. Os resultados revelaram que alguns aplicativos transmitem dados de vídeo a terceiros, sem explicitamente declarar isso aos usuários.

Nossos smartphones realmente nos escutam através de seus microfones e depois nos oferecem publicidade direcionada? O site francês Le Journal du Geek destacou recentemente os resultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, que analisaram o assunto.

Em relação às escutas, os resultados foram tranquilizadores, mesmo os pesquisadores não descartarem ter, talvez, perdido alguma atividade em segundo plano realizada pelos aplicativos. Após a análise de 17.260 aplicativos Android, eles não encontraram evidências de gravações de áudio feitas sem o conhecimento dos usuários.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que alguns aplicativos enviam gravações de vídeo e capturas de tela para terceiros. Esse é o caso do GoPuff, um aplicativo de entrega de refeições que enviava gravações em vídeo de tendências de clientes para a Appsee, uma empresa de análise de dados. O fato de essas tendências serem transmitidas a terceiros nem sempre foi formalmente explicitado nas autorizações assinadas pelos usuários.

A paranoia que alguns proprietários de smartphones sentem não é necessariamente injustificada, especialmente se os projetistas de aplicativos não informarem aos usuários sobre esse tipo de coleta de dados.

“O que as pessoas parecem não entender é que existem várias outras formas de rastreá-las ao longo do dia a dia, sem envolver a câmera ou o microfone do smartphone, o que pode fornecer uma visão abrangente para serviços de terceiros”, diz David Choffnes, um dos autores do estudo, o que não é reconfortante nem para os mais céticos de nós.

Existem aplicativos que podem capturar imagens e enviá-las sem você saber

Como descobrir se o celular está sendo rastreado?

Listamos abaixo alguns códigos com funções que auxiliam a descobrir se seu celular foi grampeado. Basta digitá-los no discador e clicar no botão de “chamar”. As informações aparecem na tela do aparelho:

*#21# Usando este código é possível descobrir se suas chamadas, mensagens e outros dados estão sendo desviados. Existem aplicativos que podem desviar esse tipo de informação do seu telefone para outro. É algo muito usado por parceiros ou pais ciumentos. Caso seu celular esteja nesta condição, o código *#21# exibirá todos os dados que você precisará saber.

*#62# Este código permite que você descubra para onde suas mensagens e chamadas estão sendo desviadas. Neste caso, as chances são de que suas informações estejam sendo redirecionadas para algum número do seu operador de telefonia celular.

##002# Aqui temos um código universal que desliga todas as formas de redirecionamento que estejam presentes em seu celular.

*#06# Talvez, este seja o código mais famoso aqui listado. É possível descobrir o IMEI do seu aparelho. Se você tiver o número de IMEI em mãos, pode permitir que seu aparelho seja bloqueado ou encontrado, caso alguém o roube de você ou em casos de perda.

##4636## Com este código é possível acessar algumas informações extras sobre seu celular. A exemplo de informações

Escrito por Carlos

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

O Japão está construindo um elevador que levará você ao espaço

Peru: um ex-presidente morto e outro na UTI