in

Conheça a melhor técnica capaz de amenizar os momentos de desespero

Conheça a melhor técnica capaz de amenizar os momentos de desespero
Conheça a melhor técnica capaz de amenizar os momentos de desespero

Em um mundo cheio de stress, a humanidade caminha com agressões, banalização do trabalho, acidentes, abandonos, danos, falta de vontade, carência de afeto e até mesmo cuidado. Ao todo, possuímos um alfabeto inteiro de desafios para a saúde psicológica da sociedade.

Precisamos sempre ter mais tempo interno para possibilitar atitudes mais pacíficas conosco e também com os outros para assim termos uma sociedade mais da paz e menos da violência. Precisamos de um tempo em que não conseguimos nos dar, por isso que o mindfulness está em alta.

O que diferencia os seres humanos do demais seres é a consciência, isto é, a percepção e separação entre o mundo externo e o mundo interno. Mas o que é mais relevante é a nossa humanização plena por agir de forma consciente, e não reativamente. Para agir conscientemente precisar ser capazes de reconhecer nossos desejos, pensamentos e sentimentos. A partir daí, devemos regular e escolher comportamentos que nos represente, pela própria decisão e vontade, e não de forma reativa, gerado pela tristeza, desespero, medo e incerteza.

A meditação Midfulness traz para nós a proposta de uma prática constante da atenção plena.

Vários estudos científicos afirma que múltiplos benefícios para a saúde mental. Alguns exemplos disso são a redução da ansiedade, redução da compulsão alimentar, diminuição de abuso de substancias e redução dos sintomas de depressão. Ou seja, a prática Midfulness causam um impacto totalmente positivo nas medidas objetivas de cognição e humor, planejamento e percepção.

Programa da Meditação Mindfulness

Alguns programas mais consistentes de Mindfulness consistem em encontros três vezes por semana, com duração de 7 semanas, em que as técnicas são praticadas, mas existem outros programas com duração menores e menos dia da semana.

O treinamento dessa meditação é um processo gradual que permite que as pessoas adotem estratégias para conhecer as experiências primárias de desconforto e conforto que surgem em seu corpo. Por exemplo, é possível sentir certos estímulos: dores no corpo ao estar encurvado, prazer ao come um doce e exausto.

A ideia inicial é criar consciência e reconhecimento do que está vivenciando. Ao invés de ignorar o desconforto para tal coisa, a pessoa passa a atuar usando sua respiração e dialogo interno que são a base da filosofia mindfulness. Isso previne a elaboração de ruminações negativas que geram sofrimentos muito maior do que fato primário desconfortável.

O programa Mindfulness também ensina o participante a reconhecer as suas experiências positivas. Assim, o participante valoriza os momentos de bem-estar e busca vive-lo com muita importância já que o possuem. Esses momentos podem ser muito pequenos ou poucos, como sentir uma fragrância agradável, sentir o cheiro de um pão de queijo saindo do forno, um sabor especial… Isso sem sombra de dúvidas, cria o estado de bem-estar a partir das experiências pequenas do nosso cotidiano e aumenta o sendo de qualidade da nossa vida.

Contudo, o Mindfulness nos ajuda a lidar com os nossos sentido de termos congruência. Isso nunca irá significar que não podemos ter dó, nem negar o que é desagradável, mas sim de lidar com os fatos de uma forma melhor.

Escrito por Roseane Gouvea

Ciência descobre novo tratamento da depressão: Entenda tudo sobre aqui

Ciência descobre novo tratamento da depressão: Entenda tudo sobre aqui

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina