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Depressão e Humor: Conheça 8 alimentos para combater esse mau

Depressão e Humor: Conheça 8 alimentos para combater esse mau
Depressão e Humor: Conheça 8 alimentos para combater esse mau

estimado que, 24 milhões de pessoas sofram dessa terrível doença. Em um episódio depressivo a pessoa pode sentir sem energia, sem interesse e sem vontade de fazer qualquer tarefa comum na sua rotina.

Você sabia que nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções? Pois bem, um deles é a serotonina que é capaz de dar ao cérebro uma sensação de bem estar. Acompanhe o artigo que iremos disponibilizar explicação sobre o assunto.

Produção de serotonina e Alimentação

Alimentação é um grande aliado da depressão e do humor, ela ajuda a produzir mais serotonina, portanto, vale ressaltar que ela não substitui nenhum tratamento da depressão, como a intervenção de terapia e medicamentos. Para produzir serotonina cerebral é necessário cofatores que são fundamentais para a sua síntese, como exemplo: cálcio, ácido fólico, magnésio e vitamina B6.

A seguir, iremos disponibilizar alguns alimentos que podem melhorar o seu humor e são ótimos coadjuvantes para dar uma força no combate da depressão:

  1. Frutas: Abacate, mamão, banana, limão, melancia, tangerina são conhecidos como agentes do humor. Todas essas frutas são ricas em aminoácido e triptofano que ajudam na produção de serotonina. Muitos especialistas recomendam o consumo de três a quatro porções de frutas todos os dias.
  • Iogurte desnatado e Leite: Eles são ótimos minerais e cálcio que elimina a depressão. O cálcio age no organismo em forma de controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele também é participativo nas contrações musculares, da transmissão de impulsos nervosos e batimentos cardíacos. É recomendado consumir de duas a três porções por dia.
  • Maça e Laranja: Esses dois ganham destaque por fornecerem ácido fólico, cujo seu consumo está ligado a menor prevalência da depressão. Além disso, eles são ricos em Vitamina C, a laranja garante a energia, previne a fadiga e o estresse.
  • Nozes, amêndoas e Castanha-do-pará: Eles são riscos no agente antioxidante. Contribuem para a melhoria dos sintomas da depressão, auxiliando na redução de todo o estresse. As quantidades que devem ser consumidas são de duas a três unidades.
  • Abacate e Banana: A banana é rica em hidratos de carbono, magnésio e potássio. E é uma ótima fonte de vitamina B6 para o organismo. O abacate é uma outra opção ótima que pode ser consumida antes de dormi.
  • Mel: O mel estimula a produção de serotonina. Para usufruir dos benefícios, coma duas colheres de sobremesa.
  • Ovos: Os ovos colaboram com o humor, pois são uma boa fonte de niacina e tiamina. O recomendado para consumir ovos é uma por dia. Quem tem colesterol, deve se preocupar com o consumo excesso de ovos, principalmente quando for fazer frito.
  • Peixes e Carnes magras: O triptofano ajuda combater a depressão e melhora o humor, ele é capaz de reduzir os sintomas de dores, relaxamento e cria uma sensação de prazer. Muitos médicos recomendam o consumo de peixes e carnes magras duas vezes por dia, em pequenas quantidades.

Escrito por Roseane Gouvea

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